Portal News:

O Evangelho da simplicidade

Por Lucas Nogueira

Durante minhas leituras bíblicas eu lutava contra a simplicidade da Palavra de Deus, enquanto nas igrejas era pregada a solução para os problemas cotidianos de imediato, como se a igreja fosse convocada por Cristo para viver uma vida de luxo, “somos filhos do Rei” era o que eu escutava, mas eu pensava “não é isso que eu estou lendo na bíblia". Se formos filhos de um Rei, como de fato somos, vamos ver como foi sua vida terrena.


JESUS: O REI DOS SIMPLES



“O Espirito do SENHOR Deus esta sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados.” (Is 61.1).



Enquanto o povo judeu aguardava a vinda do messias, tinham em mente que o Cristo prometido viria para liberta-los das mãos dos romanos, esperavam um revolucionário como solução para seus problemas em questão, que era a injustiça de um império opressor. Por falta de entendimento e por não terem a revelação de Deus achavam que o enviado viria apenas para o povo de Israel e que sua chegada seria por motivos terrenos. Como foi grande a decepção quando Jesus veio a esse mundo em humildade “... não tinha aparência nem formosura...” (Is 53.02). E sua luta não era contra algo material, visível, mas sim espiritual “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl 1.13). Como vemos nesse versículo onde Paulo no diz claramente de qual império fomos libertos, salvos das prisões do pecado.



Jesus nasceu e cresceu em uma vida simples, visto que quando foram apresentar o seu primogênito ao Senhor, José e Maria trouxeram como oferta um par de rolinhas que era a oferta prescrita na lei para aqueles que não tinham condições financeiras de oferecer um cordeiro. José trabalhava como carpinteiro e ensinou o oficio a Jesus que em nenhum momento demonstrou inconformidade com sua função que era humilde. E seus discípulos que eram tão humildes, Pedro e João não tinham nem uma moeda para o coxo que ficava na porta do templo “... Não possuo nem prata nem ouro...” (At 3.6).

Os pregadores de hoje diriam para Ele: “Não aceite essa situação, você é filho do Rei”, Cristo quem sabe viraria para seus discípulos e responderia: “... Bem aventurado vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” (Lc 6.20).



CONTRASTE



“Alegra-te muito o filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.” (Zc 9.9) (Mt 21.5).



Hoje em dia Jesus seria chamado de conformado, pois aceitava andar em um jumentinho enquanto os filhos da perdição tinham seus cavalos poderosos de raça, mas podemos observar as riquezas do Rei prometido: justo, salvador, humilde. É exatamente o motivo por qual devemos nos alegrar e exultar, pois só alguém com essas qualidades poderia ser o salvador do mundo.

Enquanto o povo com suas mentes pequenas esperam ser salvos de um império material, onde a ganancia dos opressores tira as possibilidades da igualdade, Jesus não estaria interessado em nos libertar disso, pois não teria valor algum se nós perdêssemos a vida. 


“Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundancia dos bens que ele possui.” (Lc 12.15). Imagina se o Rei viesse de fusca na igreja dos religiosos da grana?



Na grande maioria das igrejas de hoje há muito vem sendo pregado um evangelho superficial e egoísta voltado para um padrão de vida que alegam ter direito. Vamos à igreja querendo algo diferente do que o mundo esta pregando, mas acabamos sendo engordados pelas mesmas cobiças e ganancias “... desde o menor deles ate ao maior, cada um se dá a ganancia, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade. Curam superficialmente a ferida do meu povo...” (Jr 8.10,11). Como nos tempos dos profetas o povo se entrega aos ventos de doutrinas por pregadores que alegam sabedoria e “... cada um corre a sua carreira...” (Jr 8.6). “Como, pois dizeis: somos sábios, e a lei do SENHOR esta conosco?...” (Jr 8.8).


Então  fica a pergunta: Cadê o sal da terra? Não deveria ser diferente do que o mundo esta pregando? O que seriam as boas novas que Cristo se referia em seu ministério?

Acho que a ganância foi convertida e agora é um dos frutos do bom cristão e eu é que estou por fora.

A porta é estreita só em alguns ângulos por que em outros continua larga e nós deixamos que alarguem mais ainda. Quanto sofisma cauterizado nas mentes dos que fizeram um evangelho particular para sua soberba descansar.

Deve ser o fim dos tempos mesmo, pois o primeiro alerta é: “... Vede que ninguém vos engane.” (Mt 24.4). “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com sua astucia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.” (2 Co 11.3).


O OUTRO LADO


“Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólidos fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.” (1 Tm 6.17-19).



Não quero dizer também que se tivermos condições materiais nesse mundo é para negarmos aquilo que foi nos dado, como se para sermos salvos precisássemos ser pobres, porem não façamos do materialismo nosso alvo, porque nosso foco tem de ser exclusivamente em Jesus não importando se nossa situação nessa terra é boa ou não, pois vivam “... os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa.” (1 Co 7.30,31).

Se for lhe dado muito, compartilhe com aquele que recebeu pouco, isso é agradável aos olhos de Deus, o amor em seu coração é o que torna o evangelho loucura para os que se perdem, ainda mais se dadivares em secreto como o evangelho nos ensina em Mateus 6.2-4.



A minha tristeza fica em perceber que os ricos estão interessados em juntar mais e mais, sem se importar com os que padecem; com os que lamentam a injustiça de um mundo que jaz no maligno e a muito sofre as depravações dos homens.

Enquanto muitas igrejas seguem esse mesmo caminho, querendo mais luxo, buscando o máximo de conquistas que beneficiam somente suas ambições, sua soberba, que contamina todo aquele que se alimenta de suas pregações materialistas. E se envaidecem como se sua suntuosidade fosse um sinal de que estão no caminho e dizem de si mesmo para si mesmo: “... Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma...” (Ap 3.17). Mas Jesus diz: “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, afim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”. (Ap 3.18).


PAZ A TODOS



Eu poderia escrever muitos outros exemplos, mas por enquanto prefiro que leiam com atenção todo o Novo Testamento e verifiquem quão simples ele se apresenta.

Claro, que para quem já vai ao texto com uma idéia definida na mente fica mais difícil, porém a simplicidade vai estar em toda a parte, não lute contra ela, nunca tente extrair da Palavra àquilo que agrada os sentidos de imediato, pois em Mateus 4.1-11 o próprio Cristo foi tentado pelo diabo em relação às Escrituras, com o intuito de confundi-lo.

Deus abençoe a todos.

2 comentários:

  1. Obrigado Simone, continue conosco acompanhando as novidades aqui no PORTAL DISCÍPULOS.

    ResponderExcluir

Escreva o seu comentário abaixo. Se quiser uma resposta, deixe seu endereço de e-mail que em breve estaremos respondendo...

Acompanhe-nos
Facebook- www.facebook.com/portaldiscipulos
Twitter- @eliseurosa
E-mail: portaldiscipulos@gmail.com

Deus abençoe!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

© Copyright Defesa da Fé- PORTAL DISCÍPULOS 2015 | Design by K8 Informática |Powered by Portal Discípulos .