Quem é o próximo a quem devemos amar?
É somente aquele que está “próximo”a nós?
É somente aquele a quem nós já amamos?
É somente aquele a que freqüenta nossas igrejas?
Não meus irmãos, não é somente a esses a quem devemos amar e sim a todos por quem Cristo morreu. A palavra “próximo”usada no mandamento bíblico refere-se aos nossos semelhantes criados todos por Deus e não a pessoas que estão perto de nós.
Muitos pensam ,ou agem,como se Cristo tivesse morrido só pelos crentes salvos,e por isso tem como próximo só a estes ,mas a Bíblia nos diz que “ELE...morreu por todos”.(2co5.15)
Cristo morreu pelos seus discípulos,inclusive Judas. Cristo morreu pelos que escarneciam;pelos que o zombavam; e pelos que o crucificaram e até implorou o perdão de Deus a estes (lc23.33-36) Ou seja ,Cristo estendeu a mão a toda HUMANIDADE caída, e se entregou a morte a todos independente se iriam crer ou não em seu amor.Ele simplesmente amou por amar, sem esperar algo em troca.
Como vimos a pouco,Cristo morreu para salvar todos por dois motivos:Amor e compaixão.
Em nossas igrejas,eu,você...Quando fizermos alguma coisa a alguém será por amor ,compaixão ou pela “MECÂNICA RELIGIOSA” muito praticada em nossos dias? Vou dar um exemplo de mecânica religiosa referente ao tema central do texto aqui exposto:
“Você,sua igreja tem condições de ajudar duas pessoas necessitadas: 1º um amigo freqüentador da mesma igreja; 2º um incrédulo que não quer saber de igreja.Em determinado momento a 2º pessoa chega a você,sua igreja, passando por grandes dificuldades ,lhe pede ajuda e você,sua igreja não o ajuda porque da preferência para pessoas amigas que tenham a mesma fé, freqüentadores da mesma igreja.Em seguida chega a 1º pessoa nas mesmas condições e lhe pede ajuda e você, sua igreja prontamente e piedosamente ,crendo estar praticando o mandamento bíblico de amar ao (que está)próximo), lhe estende a mão em socorro” Essa é a mecânica religiosa, não foi por amor ou compaixão que a 1º pessoa foi ajudada, pois se fosse aconteceria com a 2º pessoa também, pois, a situação era a mesma. Não existem desculpas,motivos,ou argumentos para não sentir compaixão por alguém que sofre independente se temos vínculos ou não com o necessitado, pois “Digo-vos,porém,a vós outros que me ouvis: Amai os vossos inimigos,fazei o bem aos que vos odeiam.”(Lc6.27)
O mandamento é “dá a todo o que te pede...”(Lc6.30)e não qualquer outra coisa que queiram filosofar,porque”se amais os que vos amam,qual é a nossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam.”(Lc6.32)
A prática de cultos,campanhas,retiros,congressos,seminários sem o amor ao próximo ensinado por Cristo é mera hipocrisia.Se você não se importa com seu semelhante,também não se importa com Deus;se você,sua igreja, não amam a todos por quem Cristo morreu;também não amam a Deus. Portanto ,suas mãos levantadas aos céus ,seus olhos em lágrimas,sua boca a entoar cânticos não passam de adoração hipócrita que não toca o coração de Deus.
Teatros,coreografias de danças,gincanas,festas,sem o amor ao próximo (semelhante)não passam de divertimento de um clube.Não que eu seja contra essas práticas,quem me conhece sabe muito bem que não. O que estou querendo denunciar aqui é que,assim como a fé sem obras é morta,também as obras sem o amor é falsidade.
Que Deus te abençoe!
Não saia sem deixar sua opinião.
LUCAS NOGUEIRA
portaldiscipulos@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva o seu comentário abaixo. Se quiser uma resposta, deixe seu endereço de e-mail que em breve estaremos respondendo...
Acompanhe-nos
Facebook- www.facebook.com/portaldiscipulos
Twitter- @eliseurosa
E-mail: portaldiscipulos@gmail.com
Deus abençoe!!!